O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) renovou seu compromisso com a saúde pública para o próximo mandato. Além de renovar o apoio às demandas apresentadas pelos servidores da saúde, ele também assumiu novas pautas para atuar em defesa da saúde dos migrantes, das gestantes e puérperas e da profissionalização das doulas.
Na segunda-feira (26), Lúdio assinou a carta compromisso elaborada pela Federação Nacional de Doulas (FenadoulasBR), se comprometendo com luta pela assistência à saúde e bem-estar de mulheres, pessoas gestantes e puérperas. O objetivo é viabilizar a autonomia e protagonismo das mães para fazer cumprir os direitos já adquiridos e ampliar as perspectivas de melhorias à atenção obstétrica no país, de modo a combater a violência obstétrica. Na mesma carta, Lúdio firmou também o compromisso de apoiar inclusão das doulas como categoria profissional no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), nas esferas nacional, estadual e municipal.
Lúdio assinou também, no dia 29 de agosto, carta elaborada pela Frente Nacional pela Saúde de Migrantes. Ele se comprometeu a elaborar ações que garantam a equidade do SUS, observando as propostas aprovadas pela 1ª Plenária Nacional Saúde e Migração; trabalhar pela aprovação, regulamentação e implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde das Populações Migrantes, Refugiadas e Apátridas; e fortalecer o projeto para aumento do número de profissionais migrantes no SUS, com ênfase na contratação de agentes comunitários de saúde imigrantes. O objetivo é garantir o acesso e melhorar o atendimento à saúde oferecido aos imigrantes que vivem em Mato Grosso.