Ações de Lúdio pela Juventude:
Lúdio pediu e foi instalada Câmara Setorial Temática da Juventude. A Câmara reúne jovens, estudantes, negros/as, feministas, LGBTQIA+, gestores e órgãos responsáveis para idealizar políticas públicas juntos.
Em parceria com esses coletivos, Lúdio tem debatido demandas de assistência estudantil no Ensino Médio da rede estadual de educação e do Ensino Superior de Mato Grosso.
Lúdio quer que jovens tenham condições de estudar, com direito à moradia, alimentação, saúde, transporte e estrutura física, além de bolsas, estágios remunerados, ensino de línguas estrangeiras, inclusão digital e fomento à participação político-acadêmica.
Ele busca fortalecer também Diretórios Centrais de Estudantes (DCEs), Centros Acadêmicos (CAs) e Grêmios Estudantis (GEs).
Lúdio cobra do governo mais profissionais para atender estudantes autistas e com deficiência e também que melhore a remuneração. Sem acompanhamento, muitos alunos deixam de frequentar as aulas.
Ele apresentou projeto para que ao menos 30% dos alimentos servidos na merenda escolar fossem orgânicos, mas o governador vetou a proposta e a maioria dos deputados manteve o veto.
Lúdio acredita no poder transformador da cultura e das ações afirmativas para mudar a vida dos jovens e apoia projetos com esse objetivo.