O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) renovou seus compromissos com o meio ambiente e a defesa da natureza, assinando um documento com 21 propostas elaboradas coletivamente por pesquisadores, ambientalistas e comitês populares para o próximo mandato na Assembleia Legislativa. O documento foi assinado na Roda da Cidadania realizada na segunda-feira (26). Na ocasião, Lúdio firmou também novo compromisso com a defesa do Cerrado e seus povos, e contra a violência no campo.
“Esse conjunto de propostas expressa a continuidade da nossa luta para proteger a natureza, as águas, o solo, as amazônias, cerrados e pantanais, os meios de vida dos agricultores familiares, dos povos e comunidades indígenas e tradicionais, da população do campo e das cidades, nossos bens naturais, culturais e imateriais”, disse Lúdio.
Na mesma roda, Lúdio assinou também carta-compromisso da Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, elaborada a partir de uma coalizão de mais de cinquenta organizações da sociedade civil, movimentos sociais, representantes de comunidades tradicionais e povos indígenas do Cerrado. O documento apresenta seis compromissos urgentes, reúne propostas concretas para a defesa das vidas e e dos territórios do Cerrado e traz recomendações gerais para frear o Ecocídio no bioma.
Lúdio assinou, ainda, a carta elaborada pela Campanha Nacional Contra a Violência no Campo, em defesa dos povos do campo, das águas e das florestas. “Nós nos comprometemos com a defesa de territórios e comunidades; com luta por um meio ambiente ecologicamente equilibrado; contra os ataques e avanços do agronegócio, das madeireiras, do garimpo; contra pulverização de agrotóxicos e flexibilização das leis de proteção ambiental, além da punição de crimes contra os povos do campo, defensores e defensoras de direitos humanos”, disse.